Tem uma loja?

ESTILOS DECORATIVOS

5952

Este ano está cheio de coisas bonitas, cores suaves, cheias de positivismo e detalhes artesanais.

Estes serão os estilos decorativos que predominaram no que diz respeito a decoração de interiores durante o que resta de 2018. Vejamos um a um.

Estilo natural (o que mais se destaca)

Os elementos presentes na natureza voltam a surgir no nosso lar para uma decoração actual e encher a nossa de vida. Veremos todos os tipos de artigos decorativos com este estilo, desde mesas a candeeiros e muitos outros elementos de decoração.

Este estilo destaca-se pela sua alma rustica e grosseira, claramente refletida na madeira sem tratamento, com a intenção de representar a natureza tal como ela é, sem adornos. Neste estilo natural e rustico entram em jogo os materiais ecológicos e os elementos em madeira e fibra natural. Dá-se o regresso ás origens, ao artesanal, o imperfeito é o perfeito e isso é o que se procura, nunca duas peças são iguais.

Com este tipo de estilo decorativo natural, procura-se a relação com a natureza, por isso, deixar que a luz natural invada a nossa cada fará com que esta sensação seja ainda maior, opte por usar cortinas finas para que não se perca nem um raio de luz.

Na imagem podemos ver uma casa de banho decorada com este estilo, as prateleiras foram desenhadas em madeira natural, os cestos de roupa em ratan e até o banquinho se trata de um tronco que parece recém cortado. Esta é a essência deste estilo, o estilo natural.

Estilo natural

Estilo vegetal-tropical

Com a chegada do calor, as boas temperaturas, a alegria de viver.. porque não aproveitar este momento e dar ao seu lar um estilo mais vegetal e encher a sua casa de plantas?

No ano anterior foi possível ver o estilo tropical em todo o lado, mas este ano o tropical sofreu várias alterações e transformou-se no que se chama de vegetal, no qual a chave é encher tudo de plantas e usar elementos com motivos vegetais. A cor verde enchera a nossa casa de um misto de frescura e exotismo. Deixe-se levar pelo verde! Não tenha medo de apostar em tons verdes, pois ode combina-los com castanhos, laranjas ou azuis, que evocam respectivamente a terra e o céu. A natureza na nossa própria casa!

O estilo tropical combina-se muito bem com o natural, ambos andam de braço dado, tratando-se simplesmente de estar em contacto com a natureza, que conseguirá com a mistura de ambos.

Estilo vegetal-tropical

 

 Estilo Vintage

O estilo vintage é nos apresentado, ano após ano sempre com variações, estando em constante evolução. Este ano tem um ar mais romântico mais francês e vamos vê-lo misturado com as cores mais na moda: azul água, rosa velho, cinza claro, ...

Com já tínhamos comentado, o auge da estética vintage cresce exponencialmente a cada ano que passa, melhorando e misturando-se com as outras tendências do momento. Poderá ser visto em conjunto com o estilo natural, com o vegetal, minimalista, ...vale tudo e tudo se pode misturar quando se trata do estilo retro e vintage.

Aplicam a estética de outra época apelando à nossa nostalgia.

Esta forma de entender a decoração adquire mais seguidores a cada dia, que aplicam a estética e a decoração de outras décadas para apelar ao sentimento nostálgico de épocas passadas. Ninguém consegue resistir a incorporar peças de épocas passadas para dar um ar mais retro e vintage á sua casa juntamente com uma planta tropical.

Na fotografia podemos ver o sofá Chesterfield, que é um dos mais vendidos, especialmente o de couro envelhecido, que se mistura perfeitamente com um ambiente vegetal.

Na outra imagem uma cozinha de ar vintage-romântico, com as cores que mencionamos, destacando-se o rosa-velho no sofá e parede, e o azul-água nos candeeiros e cadeiras.

Estilo Vintage

 

Estilo minimalista

O estilo minimalista como o conhecemos vai também sofrendo alterações, como quase todos os estilos. Agora apresenta-se com um ar mais sofisticado, com pinceladas art-decó e também com um ar escandinavo devido as suas tonalidades e simplicidades.

As cores protagonistas são o branco, o preto e o ouro em linhas muito minimalistas e refinadas. O minimalismo misturados com o art-decó dar-nos-á divisões mais recarregadas e com contraste, em contrapartida, misturado com um ar mais escandinavo será bem mais subtil e para todos os públicos.

Nas imagens podemos ver toda esta mistura que mencionamos, por exemplo, a sala da primeira foto (sala Art-Decó com toques minimalistas) está decorada com um candeeiro estilo art-decó, uns sofás que nos relembram o estilo escandinavo pela sua cor rosa-velho e uma parede com relevo.

Na segunda foto, um estilo minimalista com toques escandinavos.

Estilo minimalista

Resumindo… devemos deixar claro que ainda que estes sejam os estilos decorativos mais destacados, hoje em dia, é na mistura que está a “decoração”, pois como vimos, todos os estilos com um pouco de gosto podem ser misturados entre si e mantendo uma coerência de cor, criar divisões espetaculares. Experimente!