Tem uma loja?

ESTILO MINIMALISTA: MENOS É MAIS

9224

O estilo minimalista é um estilo funcional que nasceu durante o anos sessenta devido a influência da Escola de Arte Bauhaus e com o desenrolar da arte ocidental no Pós-Segunda Guerra Mundial. Esta tendência de decoração baseia-se na utilização do menor número de elementos possíveis, ganhando funcionalidade e sobriedade. Os elementos mais simples adquirem maior importância, como podem comprovar na nossa colecção minimal.

No inicio, o Minimalismo, enfrentava uma sociedade onde o Pop Art era a tendência do momento. Este era um estilo que dava ênfase a importância do consumismo do ser humano, que se baseava no decorativo e nas cores saturadas. De qualquer forma, a arte minimalista era o seu oposto; procurava trazer tranquilidade e paz a sociedade consumista.

Os seguidores do estilo minimalista apoiam a ideia de que reduzir ao mínimo os elementos decorativos os conduzirá á felicidade. Desta forma conseguem-se espaços luminosos e relaxantes. Estas pessoas escolhem viver com o mínimo necessário e por isso, têm uma decoração rígida: uma cama, uma mesa e uma cadeira. Ter estantes abarrotadas de objectos, decorar cada esquina da casa ou pintar as paredes com cores berrantes, não lhes agrada; preferem pouco, mas com qualidade.

O estilo minimalista ajuda, entre outras coisas, a libertar o stress. A hiper-conexão em que vivemos cria a necessidade de ter um espaço limpo e sereno quando chegamos ao nosso lar. Sem nos desfizermos de objectos decorativos e disfuncionais, podemos prestar atenção as coisa que realmente importam na vida. Com o minimalismo, conseguimos criar espaços que brilham pela sua simplicidade, sem ornamentos ou detalhes excessivos, que façam nos sentir uma sensação de alívio.

Para conseguir este estilo de simplicidade e elegância deve ter-se em conta vários pontos:

Iluminação no estilo minimalista

Para a iluminação, aposta-se na luz natural: abrir as janelas, colocar umas cortinas translúcidas, e assim aproveitar toda a luz natural possível. Se não dispomos de um ponto de luz natural, podemos optar por candeeiros de design discreto e com muitos pontos de luz, como este candeeiro de mesa preto disponível em várias cores.

Os espelhos grandes são um elemento ao qual também se recorre bastante para reflectir a luz e fazer com que o espaço se torne visualmente maior. Um exemplo é este espelho de corpo branco, que para além da sua utilidade, aumenta a sensação de espaço disponível no quarto.

Uso de mobiliário no estilo minimalista

No estilo minimalista deve-se utilizar poucas estantes, prateleiras e armários para evitar o armazenamento de objectos desnecessários. Os móveis deve ser de linhas rectas, quadradas e simples, ainda que o mais importante é serem funcionais.

Dispomos de espaço suficiente para colocar diversos objectos, sem chegar a saturar a decoração com as nossas estantes minimalista de parede. Não se cria um efeito tão carregado, antes pelo contrário, a divisão acaba por se tornar mais espaçosa.

As cores no estilo minimalista

As cores mais adequadas para conseguir este estilo são o branco, o cinzento e o preto. O uso de cores neutras e puras, com fundos monocromáticos, ajuda a conseguir essa sensação de luminosidade e austeridade.

Para além disso, se as combinarmos com materiais como a madeira, o cimento, o aço, o vidro e as pedras, conseguimos um efeito muito mais natural na divisão. Utilizando um set de caixas de madeira, por exemplo, podemos dar um toque diferente a uma decoração mais ríspida.

Para conseguir criar estas divisões únicas, há que dar-lhes um toque pessoal. Algo que podemos conseguir utilizando, por exemplo, uma cor mais chamativa. O contraste de cores no estilo minimalista é permitido, mas não é conveniente abusar. Recomendamos utilizar algo colorido através de um elemento decorativo, como uma almofada.

 

Adornos no estilo minimalista

A ornamentação no estilo minimalista também tem a sua importância. Par que os ornamentos combinem com o resto da casa, devemos saber integra-los e conseguir que passem despercebidos.

Por outro lado, também se pode utilizar os ornamentos para conseguir o efeito contrário, isto é, para destacar uma divisão e torna-la única. Por exemplo, com um ramo de flores ou qualquer outro tipo de adorno num tom mais escuro, podemos atribuir carácter a um quarto de estilo minimalista.

 

Materiais no estilo minimalista

Os materiais utilizados no estilo minimalista atribuem personalidade á nossa decoração. Neste estilo abundam, especialmente os materiais lisos e simples que criam um efeito natural. Destaca-se o uso da madeira e os materiais rústicos, como o cimento alisado, o vidro, o aço e as pedra minimamente manipuladas.

O cristal é outro dos materiais que se utilizam para conferir claridade e luminosidade. O vidro pode-se utilizar tanto em mobiliário e ornamentação, como inclusive, em grandes janelas e separadores de divisões.

O alumínio e o aço conferem funcionalidade, um conceito muito ligado ao estilo minimalista, pelo que não destoam na decoração geral do lar. Pode-se utilizar desde pequenos elementos como relógios de cobre, até elementos mais imponentes como estantes ou cabides.

O resultado será um lar elegante e simples, com divisões que nos transmitem uma sensação de paz e harmonia. A quem não apetece chegar a casa e poder relaxar completamente? Consiga criar um cantinho muito pessoal, tranquilo e luminoso onde se possa desligar depois do trabalho.

Photo Source:

www.pinterest.com

www.multiform.dk