Tem uma loja?

ESTILO ARTE-DECÓ

27088

O movimento Arte Decó surge durante a primeira guerra mundial e caracteriza-se pelos materiais luxuosos e pelos padrões geométricos e de vegetação.

Este movimento combina estilos de vanguarda artística mais modernos e materiais luxuosos, sobretudo os cromados e os espelhados.

Tem diversas influências como a Art Nouveau, o Cubismo e o Futurismo, todos eles combinados com uma paixão pelas culturas exóticas, a arte Egípcia e Oriental.

quarto art-deco

 As características da Arte Decó são:

 

1-      Liberdade das formas geométricas, a linha recta e os zig-zag , e o símbolo do sol.

2-      Este tipo artístico representa o movimento e o dinamismo da sociedade industrializada, mediante abstrações geométricas inspiradas na máquina e na natureza, como raios de luz, fluidos aquáticos, etc…

3-      Os animais que representam este estilo artístico são os que têm o exoticíssimo e a velocidade como o seu ponto forte, como por exemplo os galgos, panteras, gazelas, etc…

4-      O mundo vegetal encontra-se representado por flores, palmeiras, simbolizadas através de linhas geométricas.

 

Minimalismo e Arte Déco, as tendências que se impõem

As tendências em design e decoração estão em constante renovação. O que se apresenta com força para a segunda metade do ano 2017 e para o ano de 2018 está relacionada com o modernismo combinado com tendência de mid-century, estilos minimalistas e Arte Déco.

Salas Art Deco

Ideias para decorar a sua casa

Uma forma de adicionar a Arte Decó na altura de decorar a nossa casa é utilizando alguns objectos e apontamentos com elementos geométricos ao estilo dos anos 20, sem nunca sobrecarregar o nosso espaço. Podemos decorar a nossa casa criando diferentes composições com materiais elegantes com um toque geométrico. O objectivo é criar um efeito visual, onde os metais dourados, madeiras exóticas e os espelhos sejam o centro das atenções, podendo estar pendurados ou simplesmente fazendo parte de um móvel. Um espelho com uma moldura dourada dará o toque Arte Decó que procura.

acessórios art deco

 

Uma forma de começar a sua decoração com o estilo Arte Déco seria utilizando um papel de parede com formas geométricas que crie impacto, e daí para a frente continuar a adicionar elementos desta corrente ou ir misturando outros para dar-lhe um toque mais moderno como podemos ver na foto em baixo.

papel de parede art deco

Texturas

As texturas que predominam são o veludo e o couro para sofás, poltronas, puffs, …,que se caracterizam pela sua suavidade ao toque e pela sua diversidade de cores. Nas almofadas a textura escolhida será a seda ou o crochet, o brilho e o dourado também terão uma grande presença.

Cores

A cor que não pode faltar neste estilo é o preto e a sua combinação com o dourado, o prateado e o branco, pois ajuda a captar o glamour daquela época. Este tom é utilizado para mostrar a elegância e serenidade. Utilize-o em móveis, desde mesas até a cadeiras, e em todo o tipo de acessórios. Podemos usar o castanho chocolate para tornar a decoração mais acolhedora. Se preferir tons neutros um pouco mais claros, utilize o bege. De forma a criar um contraste neste estilo, utilize os tons verdes, alfazema, rosa velho em alguns dos acessórios, mas sempre em menor quantidade.

salão de beleza art-deco

Mobiliário Arte Decó

As formas geométricas são uma parte básica do estilo de Arte Déco, e são reflectidas maioritariamente no mobiliário. Este deve de ter linhas simples, e modernas. Escolha materiais chamativos, como por exemplo o cromado e madeiras exóticas. Os móveis espelhados também são elegantes, por isso, escolha moveis grandes e chamativos.

salão art-deco

Acessórios

Pense cuidadosamente nas peças que gostaria de incluir, os padrões mais típicos são as folhas, penas, formas geométricas, pavões e panteras. Os espelhos de grandes dimensões, com molduras douradas são algo que não pode faltar como já tínhamos comentado anteriormente. Alguns porta-fotos com moldura em dourado ou geométrica também podem ajudar na decoração do seu lar.

Para o solo pode utilizar grandes carpetes geométricas seguindo uma simetria ou apostar num solo em mármore.

art deco interior

 

Esta tendência vai-nos acompanhar este final de ano e durante o ano de 2018. Está preparado para dar uma pincelada de Arte Déco ao seu lar?