Tem uma loja?

COMO ILUMINAR UMA SALA

12346

Uma iluminação uniforme ou definida por zonas? Esta é a primeira pergunta que deve responder na hora de pensar como iluminar a sua sala.

Tudo depende da função que queira dar a cada parte da sua sala. O primeiro que tem de ter em conta é que a sala é muito mais que apenas o sofá e o televisor. Normalmente é o espaço mais usado e serve para quase tudo: para ler, trabalhar com o portátil, para comer … por isso mesmo a iluminação da sala será a chave para dar-lhe a cada canto a sua funcionalidade.

Como vai ter oportunidade de ver ao longo deste post, a luz não tem segredos, apenas temos que ter claros alguns conceitos e adequar a iluminação da divisão ás nossas necessidades.

De seguida resolvemos todas as suas duvidas e ajudamos a acertar com a iluminação da sua sala.

Iluminação da sala

 

Pense no uso que dá a casa divisão da sua sala…

E acertará na hora de ilumina-lo. Descrevemos de seguida cada parte da sala com a sua iluminação correspondente, sem esquecer que a melhor opção é que os candeeiros sejam na maioria das vezes reguláveis, assim poderemos reduzir ou intensificar a luz, dependendo da necessidade e da luz natural que tenhamos durante o dia.

-      Se usa principalmente para ver televisão, deve escolher uma iluminação indireta e suave, porque se existir muita contaminação luminosa não irá ver bem a televisão. Este é o principal uso que damos á sala, por isso, uma boa iluminação é imprescindível.

Iluminação de TV

 

-      Para ler no sofá utilizamos um candeeiro de apoio; colocaremos um candeeiro de mesa numa mesinha auxiliar junto ao sofá ou um candeeiro de pé e para além de iluminar, também decorará o espaço. Recomendamos que se utilize leds ou lâmpadas de baixo consumo 40-50w. Escolha uma luz quente uma vez que é mais comoda para a vista na hora de ler, enquanto uma luz fria reflete mais.

Iluminação da zona de leitura

 

-      Numa sala não pode faltar a zona de jantar, onde utilizaremos um candeeiro de teto para conseguir uma iluminação da mesa de jantar de forma distribuída, para que toda a superfície fique iluminada de modo uniforme.

Se a mesa de jantar é larga, teremos de colocar mais de um candeeiro para conseguir essa iluminação uniforme.

Iluminação da área de jantar

 

 

-      Se deseja iluminar pequenos cantos, como estantes ou livreiros, dá-mos destaque aos livros ou objetos de decoração que temos. Tende a ser um dos cantos que mais nos esquecemos de incluir aquando de escolher a iluminação da sala, mas com a utilização de leds em cada prateleira ou um foco de intensidade baixo no livreiro veremos como ganha muito mais iluminação.

Prateleiras de iluminação

 

Faça uma boa escolha de candeeiros

É muito importante que coloque diferentes candeeiros na sala, mas a escolha do tipo de candeeiros em função da sua luminosidade e não só pelo seu desenho é ainda mais importante. De acordo com a cor do abajour ou a sua forma, assim será aluz que projectará.

O estilo é também muito importante, para poder criar um bom ambiente na nossa sala.

-Misture estilos, desde candeeiros modernos a mais clássicos. Crie um estilo diferente para cada espaço, algo que conseguirá sem repetir candeeiros e escolhendo diferentes elementos luminosos.

O estilo natural está muito na moda, por isso, junte um candeeiro deste estilo, que se destacará por ser feito de tecidos naturais como o ratán. Não tenha medo de misturar estilos distintos, isto dará caracter a sua sala e diferenciará melhor cada espaço e a sua utilidade.

lâmpadas

Luz natural

Não se esqueça da luz do sol, já que esta é uma outra forma de iluminar uma sala. De facto, é um dos elementos de iluminação mais importantes quando definimos a iluminação de uma divisão. É por isso que ter vidrais amplos na sala ajuda a conseguir uma iluminação mais natural.

Durante o dia, a sua sala encher-se-á de luz, para isso utilize cortinas finas que mantenham a intimidade, mas que deixem passar a luz para iluminar o seu lar. Para além disso, dependendo do material que escolher o mesmo ajudará a regular a temperatura: escolha um tecido mais robusto para não deixar entrar o frio no inverno e outras com um tecido mais leve para o verão de forma a que o sol ilumine a sua sala.

luz natural

 

Como pode comprovar, uma boa iluminação na sua sala, assim como em toda a casa é algo imprescindível, para ter uma vida saudável, já que afeta o nosso estado de animo e perceção do que nos rodeia.

Uma casa bem iluminada faz com que o nosso mobiliário e acessórios se destaquem e reluzam, mas também nos faz estar mais a vontade ao entender perfeitamente o que nos rodeia, e os aproveitaremos melhor os dias de sol. A fraca iluminação a longo prazo influencia o nosso estado de espirito e energia, tenha isto em conta!