Tem uma loja?

FENG SHUI EM CASA

5498

Ao falar de Feng Shui, vem-nos a cabeça uma decoração mias oriental, mas na realidade isto nada tem a ver com um estilo. Na verdade trata-se de uma Filosofia. O Feng Shui  baseia-se em encontrar o equilíbrio ou harmonia e atribuir energias positivas aos lugares em que vivemos, se cuida da sua casa, ela cuidará de si. Por isso, é fundamental cuidar a decoração da nossa casa e sobre tudo de uma forma equilibrada.

A decoração de uma casa tem pontos chave para o Feng Shui: a entrada, a sala e os quartos são os locais mais importantes. Uma decoração cuidada nestas três divisões influenciará o teu bem-estar. Por isso, vamos da-lhe ideias para decorar a sua casa segundo o Feng Shui.

A entrada

A entrada,que é a porta para o nosso lar, deve de transmitir a sensação de espaço e luminosidade,. Por essa razão, na altura de decorar, elegemos uma cor clara como o branco, o cinza, etc. A luz na entrada é algo imprescindível, se não é natural, utilize um bom candeeiro de teto ou de mesa. Decore a entrada com coisas que lhe transmitam positividade como flores, fotos, … e algum elemento de águas (pois atraí a boa sorte). Os espelhos que tanto se colocam em frente a porta, no que diz respeito a Feng Shui estão totalmente proibidos, já que a energia ressalta e escapa. Os elementos de decoração feitos com materiais naturais como as cestas de vime resultam muito bem na decoração da nossa entrada, dando-lhe um toque natural e útil, para que não haja nada espalhado.

a entrada

A Sala

A sala é um outro local chave para o Feng Shui da nossa casa, a energia que aqui entra, saí, se activa, se relaxa … e é também onde passamos mais horas durante o dia.

A luz natural, a boa ventilação assim como colocar plantas naturais serão a base do Feng Shui. A localização da sala também é importante neste tipo de decoração, sendo o lado esquerdo da entrada a localização ideal para colocar a sala. Da mesmo forma que com a entrada, as cores claras nas paredes são algo vital para que transmitam claridade e limpeza. Poderá adicionar toques de cor nas almofadas ou em acessórios, de forma a dar a filosofia do Feng Shui o seu próprio toque.

Seguindo as normas escritas do Feng Shui, o sofá nunca pode estar de costas a porta de entrada, pelo que a melhor opção de coloca-lo em forma de L apoiado contra duas paredes será a localização ideal. Desde este sítio deve de ser possível visualizar toda a sala, assim a energia flui adequadamente. As esquinas dos móveis se forem redondas melhor, para que contribuam ao ambiente orgânico e fluido.

Os materiais que se recomendam nesta filosofia oriental são a madeira e os tecidos naturais, já que o contacto com a natureza é fundamental.

a sala

 

 

Quartos

Segundo a cultura oriental da decoração os quartos devem de convidar ao descanso e ao relaxamento, algo que podemos conseguir com cores subtis e materiais nobres. Se inclui um pequeno canto para a leitura ou para o relaxe fará do quarto um lugar para uma experiência completa. O Feng Shui também sugere incluir um difusor de essências para que crie um toque de aromaterapia, activando outro dos nossos sentidos e nunca será demasiado para criar um bom ambiente.

quartos

Cozinha e Casa de Banho

Na cozinha, as cores mais apropriadas para as paredes de acordo com os princípios do Feng Shui são os neutros, como o branco, o creme, o cinzento, como falado anteriormente, que promovem o aconchego e tranquilidade.

A organização e limpeza são essenciais e imprescindíveis para manter o equilíbrio e a harmonia, tanto na cozinha como no resto da casa. Uma casa limpa e ordenada convida a que se sinta bem e a que desfrute quando chega após um dia de trabalho, já que se trata da nossa bolha de conforto.

Esta filosofia oriental aconselha a não ter demasiados objectos a vista para não sobrecarregar a divisão, os objectos que utiliza no seu dia-a-dia e nada mais. As fruteiras, muito presentes na cultura oriental, são essenciais para inserir elementos naturais que carreguem a energia da nossa cozinha.

A casa de banho, na hora de escolher as tonalidades, opte por tons mais pastel, preferencialmente cores como o azul, verde, rosa, salmão ou laranja. Um espelho é algo indispensável, assim como acessórios como velas, um difusor de óleos essenciais, etc.

Para “desenhar” e decorar a nossa casa com base no Feng Shui, é fundamental incorporar tanto na cozinha como na casa de banho e na restante casa, plantas naturais.

cozinha e casa de banho

 

Organização e Limpeza

Colocamos ênfase neste tópico, em caso de que decida organizar a sua casa seguindo a filosofia de Feng Shui ou não. Fazer uma limpeza para se desfazer do que já não precisa e deitar fora coisas inúteis será o primeiro passo para que a energia flua adequadamente. O lixo que se encontre pelo meio deite fora, pois este é um ponto básico e indispensável. O nosso lar tem que transmitir tranquilidade, de forma que  a organização e uma boa limpeza são fundamentais.

 

 

Aplique a decoração Feng Shui a sua casa e que não lhe escape nem um pouco de energia!