Tem uma loja?

QUARTOS COM MÉTODO MONTESSORY

4144

Antes de apresentarmos a decoração com o método Montessory, vamos explicar a finalidade deste método: trata-se de decorar o quarto dos mais pequenos de forma a que os miúdos possam continuar com a sua aprendizagem, num ambiente livre onde se podem mexer e brincar sem restriçoes.

 

Quando se aproxima a hora da chegada de um novo membro da familia, muitas vezes decoramos e enchemos o quarto do bebé de coisas e esquecemo-nos do mais importante que são os elementos uteis e decorativos.

 

O quarto deve ser um espaço onde o seu filho tenha liberdade de movimiento, para assim poder desenvolver os seus proprios instintos. Desta forma, as crianças fomentam com maior facilidade o seu desenvolvimento fisico e cognitivo.

 

Está demonstrado que uma boa preparação e decoração de um quarto de bebé com este método melhora o desenvolvimento do bebé. Por esse motivo vamos explicar como decorar um quarto Montessory.

 

O QUARTO MONTESSORY

Para a decoração de um quarto de bebé a base será a cor, já que se deve de utilizar cores claras e luminosas e não carregar a divisão de objectos. Uma decoração simples onde a organização seja o principal é importante. Os objectos devem de ser de materiais naturais para que transmitam calma ao bebé. O espaço em si é importante já que o bebé necessita desse espaço para se mover livremente.

O QUARTO MONTESSORY

 

MOBILIÁRIO MONTESSORY

Os móveis do quarto devem de ser adaptados ao tamanho da criança, para que ele por si próprio possa alcaçar qualquer objecto. Ver tudo á sua altura e ao seu alcançe dar-lhe-á maior liberdade de movimento, algo fundamental no método Montessory.

 

Segundo o método Montessory, o mobiliário é alterado conforme o crescimento da criança, assim poderá alcançar com tudo o que necessite sem recorer a ajuda dos pais.

A cama terá de estar ao nível do chão, os berços com barras passam a história. Assim que a criança começe a gatinhar, algo como um colchão no solo é suficiente, assim o bebé terá livre movimento quando acorde ou quando quiser dormir.

MOBILIÁRIO MONTESSORY

MATERIAIS MONTESSORY

Temos ideia de que carregar o quarto com imensos brinquedos e objectos com luzes e som, pensando que é o melhor para a estimulação e o seu desenvolvimento. Na verdade nada disso, segundo Montessory, o ideial sao os brinquedos de materiais naturais como a madeira ou tecido, assim as crianças podem compreender o seu cheiro, textura, tacto …. Devem de ter diferentes brinquedos para que possam escolher mas sem que seja exagerado. Os brinquedos de hoje são demasiado elaborados e o único que fazem é diminuir a criatividade da criança. O material mais utilizado, o plástico, pode chegar a ser nocivo para a saúde.

MATERIAIS MONTESSORY

ESPELHOS

 Os espelhos são fundamentais para decorar um quarto seguindo o método de Montessory, e terá de estar á altura do bebé. Não é habitual colocar espelhos a esta altura, mas no método de Montessory é algo necessário, já que é uma boa forma de estimular a criança. As crianças podem assim observar-se e ver todos os seus movimentos de um forma fácil. É habitual colocar-se uma barra de madeira, assim quando se ponha em pé será uma boa ferramenta para se agarrar e começar a andar ao mesmo tempo que observa.

ESPELHOS

DECORAÇAO DE PAREDE MONTESSORY

Na parede podemos colocar quadros com diferentes desenhos, desta forma a criança trabalhará a sua criatividade. Quadros com animais, numeros ou letras… o importante é que a criança observe e desta forma desenvolva a sua imaginação.

DECORAçAO DE PAREDE MONTESSORY

ORGANIZAÇÃO MONTESSORY

A organização é necessária num quarto Montessory, devemos de organizar o quarto sempre da mesma forma e deixar tudo no mesmo lugar. A organização ajuda a criança a ter pontos de referência e a organizar-se melhor, assim aprenderá a devolver os objectos sempre ao mesmo lugar.

 

Todos os productos de que falamos são imprescindiveis para um quarto decorado com o método Montessory, desta forma as crianças são educadas num ambiente de livre movimento e benefico ao seu desenvolvimento.